Menu

O morro dos ventos uivantes - Último livro que li

Titulo: O morro dos ventos uivantes - Wuthering Heights
Autora: Emily Brontë
Editora: Landmark
Páginas: 304
Edição bilíngue.

Sempre fico receosa ao falar de clássicos, principalmente aqueles de que gosto. Perguntas como: será que farei jus a obra? não param de me rondar. Porém eu tinha que dizer leiam "O morro dos ventos uivantes." Se você já leu e não gostou pelo menos já passou pela experiência.
Mrs. Lockwood acaba de alugar a residência Thrushcross Grange para uma temporada no campo, logo que chega resolve fazer uma visita de cortesia à seu senhorio em o morro dos ventos uivantes, lá encontra Heathcliff, Cathy, Joseph e Hareton e é tratado com sem um mínimo de cordialidade, volta para a granja e encontra a governanta Ellen Dean, pede a ela que o acompanhe em seus dias de enfermo e conte tudo sobre aquela família. Tudo começa com Sr. Earnshaw voltando de uma longa caminhada com um garoto que encontrou abandonado por não saber de onde vem e nem seu nome e batiza-o como Heatchcliff (tanto no nome, quanto sobrenome) e logo o acolhe como seu filho predileto causando ciúmes em Hindley, o filho mais velho. Já Catherine sua outra filha com o tempo cria uma amizade muito forte com o novo irmão. Devido ao ciúmes de Hindley, Sr. Earnshaw manda o filho para um colégio interno. Depois da morte do pai, Hindley volta do colégio já casado e passa a chefe da família começa então a maltratar Heathcliff  e faz dele um empregado. No começo Catherine e Hrathcliff continuam a amizade fazendo planos de vingança para o futuro, mas quando em uma  de suas travessuras Catherine é obrigada a ficar na casa de seus vizinhos, os Linton, para tratar de um machucado os dois começam a se afastar. A moça volta muito diferente e mesmo ainda gostando de seu amigo passa a dedicar seu tempo a suas novas amizades Edgar e Isabela Linton. Edgar logo pede Catherine em casamento ela aceita e quando ela abre seu coração a Ellen. Heatchcliff escuta a conversa e foge, anos depois ele volta enriquecido, ninguém sabe o que fez nem onde esteve, Catherine e Edgar estão casados mas ela retoma a amizade e pretende fazer com que Edgar aceite-o também, mas Heathcliff pretende vingar-se, primeiro de Hindley deixando- os na ruína depois de Edgar aproximando-se de sua irmã Isabela e causando grande desgosto em Catherine que adoece. Logo a história muda o rumo para Cathy e Linton, a primeira filha de Edgar e Catherine, e o segundo de Isabela e Heathcliff e como sua vingança se transferirá para eles.
O romance é o único escrito por Emily e não foi bem recebido na época. Um livro tenso e sombrio que trata das falhas do caráter humano, a sede de vingança, o orgulho e egoísmo. Apesar de muitas vezes os personagens me irritarem extremamente o livro flui muito bem e é como se Ellen estivesse contando a você a história. Muitas pessoas criticam o livro por ser dramático e cheio de "mimimi" mas não podemos esquecer em que época se passa. Uma época onde pessoas se apaixonavam apenas com um olhar, casavam-se em pouco tempo e amavam profundamente. O livro parece pertencer somente a dois grupos: os que amam e os que odeiam. E eu confesso, amo-o.

4 comentários:

  1. Gostei da resenha o livro parece ser bem interessante, mais um em minha lista!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade de ler!
    Gostei muito da sua resenha e do seu blog =)
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O Morro dos Ventos Uivantes é um livro para ser saboreado e apreciado em seu próprio momento. Li e simplesmente me apaixonei, apesar de vez ou outra ter que repetir um parágrafo, por me sentir um pouco "perdida". Mas me apaixonei pela história e por todo o drama tão bem construído, há de se reconhecer o mérito da irmã Brontë. E agora estou com vontade de reler, hehe.
    Abraços e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler esse livro. Eu nem sabia que a vingança passava pros filhos depois (não entendi se ele vai se vingar desses filhos ou se eles que vão continuar a vingança, mas fiquei curiosa).
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir