Menu

Afinal quem define o que é loucura? - Um estranho no ninho.


     contêm spoilers

Um estranho no ninho é uma adaptação de 1975, do livro homônimo de Ken Kesey, dirigido por Miloš Forman que conta a história de Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um presidiário que para fugir dessa condição, finge estar louco, ele vai para uma instituição onde começa uma amizade com os internos, a maioria ali por vontade própria.
McMurphy não consegue lidar com a rotina da instituição e acaba quebrando as regras e alvoroçando seus colegas. Criando então, conflitos com a enfermeira Ratched (Louise Fletcher) - que é considerados por muitos, cruel - uma mulher que acredita estar fazendo apenas o seu trabalho. Trata seus pacientes com regras rígidas, música clássica e grupos de apoio, onde todos tem de expor seus problemas e discutirem sobre isso. 


O filme nos mostra um rapaz tímido (Brad Dourif), um gigante com problemas de auto estima (Will Sampson), como ele mesmo diz no filme, se sente pequeno, um homem medroso (Sydney Lassick) e outro com problemas com sua esposa (Swight Marfield), todos são levados a pensar serem loucos por seus problemas que não encaixaram na vida em sociedade. O que nos traz um questionamento: quem define o que é loucura? Não temos todos nós  problemas internos?
O único que parece ansiar por liberdade é McMurphy, mas a liberdade desejada não está de acordo com o padrão da sociedade, o que o leva a um final indesejado e um tanto triste.
Tudo dá a entender que ele é submetido a uma cirurgia cerebral ou lobotomia. eu não poderia imaginar outra solução, além da morte, para seu estado, já que McMurphy era uma pessoa cheia de vida.
Não seria nem necessário dizer como está impecável a atuação de Nicholson, assim como de todo o elenco. Um filme considerado por alguns entediante, por falta de mais ação. Mas não se for levado pela reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário